NOTÍCIAS

4ª Exposição Mulher Modelo: conheça os projetos de Ivonete Grossi

“Nós não desistimos nunca. Até podemos cair, mas não desistimos. Um lema que levo comigo é que nenhum de nós é tão bom quanto nós juntos, e acredito muito nisso, na união. E por isso, gosto tanto daquela frase de Albert Pine: ‘o que fazemos para nós morre conosco, mas o que fazemos pelos outros e para o mundo, permanece e é imortal’”.


Ao pensar em solidariedade, doação e entrega, o nome de Ivonete Piletti Grossi pode surgir na memória de muitos moradores de Garibaldi. Isso porque ano a ano, Ivonete tem se tornado referência em ações que ajudam de forma emergencial inúmeras famílias do município com itens básicos e essenciais, e que garantem a sobrevida de muitas pessoas em momentos decisivos. Além deste suporte, ela lidera projetos que transformam crianças e adolescentes em cidadãos mais educados, conscientes e felizes.

Ivonete coordena, atualmente, a Associação dos Canarinhos Cantores de Garibaldi, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, o Cecar (Centro Cultural e Artístico) e o projeto Corrente do Bem. Por isso, é procurada diariamente para prestar serviços à comunidade das mais variadas formas. Cada um dos projetos que atua, inevitavelmente, leva um pouco do jeito doce, carismático e autêntico de Ivonete, que é formada em Direito, é esposa de Gilberto e é a mãe de Fernando, Ricardo e Luisa, jovens que acompanham sempre que possível as ações solidárias capitaneadas pela mãe.

“Meu objetivo nunca foi aparecer, sempre quis ficar longe dos holofotes. Só consigo fazer o que faço porque o povo de Garibaldi é muito solidário, está sempre pronto para ajudar a quem precisa. Meu jeito é assim: sei que não vou conseguir colocar minha cabeça no travesseiro e dormir tranquila sabendo que não estendi a mão para um irmão necessitado”, afirma. Dentro do projeto do Coro dos Canarinhos, são 45 integrantes que podem participar a partir de 5 anos, ganhando transporte e lanche para participar dos ensaios semanais. “O coral é um projeto social. Cantar e dançar bem se tornam consequência dos ensaios, mas nosso objetivo é formar cidadãos do bem e que possam ter contato com uma realidade diferente. Às vezes, eles aguardam muito pelo lanche, pela conversa e pelo abraço que vão receber ali”, pontua Ivonete.

E foi justamente por integrar a direção do Coro dos Canarinhos que surgiu a ideia de criar o projeto Corrente do Bem. Em 2019, ao receber o pedido de ajuda de uma mãe de Garibaldi com quatro filhos e que passava fome, Ivonete decidiu compartilhar a história com os pais que faziam parte do grupo do coral. O que era para ser uma ação solidária pontual, no entanto, virou algo maior e inspirador: a união destes pais permitiu que outras pessoas da comunidade fossem contagiadas pelo espírito solidário e, atualmente, mais de 80 voluntários formam a Corrente do Bem.

A qualquer momento do dia, o celular de Ivonete toca: são famílias que precisam de alimento, roupa, calçado, móveis, louças e outros itens. “Além de ajudar alguns moradores daqui, a maior parte das pessoas beneficiadas chega de outros Estados ou países. São venezuelanos, haitianos, afegãos e brasileiros de outras regiões do país, como o Nordeste, que chegam no município, muitas vezes, só com a roupa do corpo. A demanda pelos pedidos e a ajuda da comunidade cresceram tanto ao ponto de ser necessário termos uma sede”, explica. A ONG tornou-se referência em Garibaldi e, por isso, atua em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município, no antigo posto de saúde do bairro Santa Terezinha. Com o olhar atento de Ivonete, os projetos seguem conquistando mais voluntários, ampliando a rede de beneficiados e mudando a realidade de tantas famílias que chegam para trabalhar e somar na Serra Gaúcha.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização